Coaching refletindo sobre o papel vitimizado nas organizações

Charles Chaplin comentou certa vez que ao contar uma piada muitas pessoas sorriram, quando ele repetiu a mesma piada poucos sorriram e na 3ª. vez,que ele repete o mesmo conteúdo, ninguém mais sorriu.

Ele refletiu, juntamente com o grupo, sobre o fato de que se você NÃO consegue sorrir várias vezes sobre a mesma piada porque muitos continuam chorando ou sofrendo sobre a mesma crise, mesmo problema ou mesma dificuldade?

Gastamos energia sorrindo e chorando.

A escolha de qual comportamento quer ter, vou chorar ou vou sorrir, depende das esferas biológicas das pessoas, envolvendo hormônios, de características psicológicas e da situação ambiental em que essa pessoa esta inserida.

Sorrir e chorar significa comunicar ao outro algo de si próprio. Portanto, essa escolha entre o choro ou o sorriso, depende muito da percepção queas pessoas possuem sobre o efeito que esse comportamento tem sobre ela mesma ou sobre os outros.

Quando essa percepção é distorcida pode surgir o perfil neurótico vitimizado, que em algumas situações pode vir a ser um grande Gap em uma trilha de carreira profissional.

Pense bem em suas escolhas!

Rosemary Lemes Psicóloga – CRP 06/10964

WHATSAPP