Desenvolvimento de Talentos

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“SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA PARA DESENVOLVER E RETER TALENTOS?”

OBJETIVOS: O Desenvolvimento de Talentos visa oferecer ferramentas modernas para a transformação de chefes em líderes, a fim de que a empresa alcance maior eficácia com trabalho em equipe.

PÚBLICO ALVO: Colaboradores que ocupam qualquer posição de liderança e tenham interesse em conhecer e desenvolver novas competências para se enquadrar nesse mundo moderno.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

❖ Relações humanas
▪ Auto-conhecimento.
▪ Percepção do outro.
▪ Indicadores para o conhecimento objetivo do
outro.
▪ Administração de conflitos.
▪ Dinâmica emoção-razão.
❖ Feedback
▪ Importância do feedback.
▪ A Janela de Johari como um representação
do processo de dar e receber feedback.
▪ Princípios para dar feedback.
▪ Princípios para receber feedback.
❖ Análise Transacional
▪ Estados de Ego mais adequados para um
líder.
▪ Carícias: como elogiar e treinar os
colaboradores.
▪ Jogos Psicológicos: Instrumentos para
diagnóstico dos jogos que se estabelecem
dentro da equipe e como superá-los,
desenvolvendo relacionamentos mais
saudáveis.
❖ Liderança
▪ Conceito.
▪ Liderança eficaz
▪ A equipe como sintoma da liderança.
❖ Estratégias de Liderança
▪ Visão.
▪ Comunicação.
▪ Posicionamento.
▪ Autoconsideração Positiva.
▪ Fator Wallenda.
❖ Liderança Situacional
▪ Condutas básicas do líder (direção e apoio).
▪ Compreensão e diagnóstico do nível de
maturidade profissional e psicológica dos
colaboradores.
▪ Estilos de liderança situacional.
❖ Liderança Sinérgica
▪ Importância da sinergia para o trabalho em
equipe.
▪ Como conseguir sinergia.
❖ Trabalho em equipe
▪ Equipes energizadas.
▪ Delegação ou “Empowerment”.
▪ Como delegar corretamente.
❖ Formação de equipes energizadas
▪ Mudança de paradigma.
▪ Planejamento da nova equipe.
▪ Seleção e treinamento dos membros da
equipe.
▪ Como fortalecer a equipe.

❖ Métodos para tomada de decisão em grupo
▪ Decisão autocrática.
▪ Decisão pela maioria.
▪ Decisão pela minoria.
▪ Decisão por consenso.
❖ Motivação
▪ Esquema seqüencial das necessidades de
Maslow.
▪ Contribuições de McGregor.
▪ Fatores motivacionais e higiênicos de
Herzberg.
▪ Motivação para o trabalho: variáveis que
interferem e como o líder pode manejá-las.
❖ Administração de conflitos e resistências
▪ Como fazer um diagnóstico situacional para
definir os fatores que contribuem para os
conflitos ou resistência.
▪ Planejamento para intervenção.
❖ Técnicas de entrevista de seleção
▪ Desenvolvimento de uma escuta psicológica
do outro: análise do conteúdo latente do
discurso.
▪ Técnicas de observação do outro.
▪ Como definir o perfil necessário do
colaborador.
▪ Roteiro de entrevista.
▪ Como planejar uma entrevista.
❖ Planejamento de treinamento
▪ Importância do treinamento.
▪ O processo de mudança.
▪ Ferramentas para levantamento das
necessidades de treinamento.
▪ Concepção de programas de treinamento.
▪ Avaliação dos resultados alcançados.
❖ Avaliação de desempenho
▪ Importância da avaliação de desempenho.
▪ Definição de critérios objetivos para a avaliação.
❖ Administração do tempo
▪ Como produzir mais trabalhando menos.
▪ Planejamento para otimizar o tempo disponível.
❖ Criatividade como recurso do líder
▪ Dicas para desenvolver a criatividade.
▪ Etapas do processo criativo.
❖ Comunicação verbal
▪ Entendendo o medo de falar em público.
▪ Dicas para controlar o medo de falar em público.
▪ Dicas para uma boa apresentação.
▪ As qualidades de um orador.
❖ Redação de textos
▪ Técnicas para produção de textos eficazes e
criativos.
▪ Estrutura do texto.
▪ Fases do processo de criação do texto.
❖ Ferramentas da Qualidade
▪ Brainstorming.
▪ Gráficos
▪ Lista de Verificação.
▪ Diagrama de Pareto.
▪ Fluxograma
▪ Diagrama de Causa e Efeito.
▪ Matriz de Preferência.
▪ 3Q1 POC (O que, Quando, Quem, Por que,
Onde e Como).

DURAÇÃO:

▪ Reuniões quinzenais com 3 horas de duração;
▪ Mínimo de 6 meses (escolha de 12 temas);
▪ Máximo de 1 ano (programa desenvolvido na
íntegra).

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